Um dia desses recebi um elogio daqueles, dizendo que o meu trabalho era muito diferenciado. Quem me fez o elogio – uma outra educadora chamada Simone Oliveira – complementou dizendo que o meu trabalho era, no jargão de marketing, uma 𝗩𝗔𝗖𝗔 𝗥𝗢𝗫𝗔.
Sinceramente, nunca tinha ouvido falar. Fui pesquisar e fiquei surpreso com o meu desconhecimento, porque é algo bem difundido. É um livro do guru de marketing Seth Godin – “𝘈 𝘝𝘢𝘤𝘢 𝘙𝘰𝘹𝘢: 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘵𝘳𝘢𝘯𝘴𝘧𝘰𝘳𝘮𝘢𝘳 𝘴𝘶𝘢 𝘦𝘮𝘱𝘳𝘦𝘴𝘢 𝘦 𝘨𝘢𝘯𝘩𝘢𝘳 𝘰 𝘫𝘰𝘨𝘰 𝘧𝘢𝘻𝘦𝘯𝘥𝘰 𝘰 𝘪𝘯𝘶𝘴𝘪𝘵𝘢𝘥𝘰”.
Deixa eu explicar porque eu, e talvez você, sejamos vacas roxas.
A idéia do livro é a seguinte:
Imagine-se em uma estrada. Você está viajando de carro, bem devagar. No caminho você se depara com uma paisagem repleta de vacas malhadas. Você começa a admirá-las, a emoção da natureza e dos animais assim, tão próxima.
Cinco minutos depois, você não aguenta mais aquela mesmice. Tudo tão padronizado e repetitivo.
Mas…e uma dessas vacas fosse roxa? Uma 𝗩𝗔𝗖𝗔 𝗥𝗢𝗫𝗔! Impossível não notá-la. A essência de uma 𝗩𝗔𝗖𝗔 𝗥𝗢𝗫𝗔 é ser notável.
Fiquei feliz em ser chamado de 𝗩𝗔𝗖𝗔 𝗥𝗢𝗫𝗔. Porque tudo o que eu faço é buscando um diferencial, algo que possa me destacar da multidão.
E você? O que você faz para que seu trabalho tenha algo que o faça se destacar na imensidão de trabalhos – uns ótimos, outros bons, outros nem tanto?
Não se trata só de ser ótimo, mas de buscar diferenciais que tragam a atenção para o trabalho que você realiza. Porque hoje todos têm acesso às mesmas atividades, idéias e músicas. Então os trabalhos começam a se tornar muito parecidos uns com os outros, mais do mesmo, não só na área de educação musical.
E porque valeria a pena você ser tão diferente assim? Quando você faz algo que ninguém mais faz, o seu trabalho passa a ser único e, consequentemente, mais valorizado.
Uma 𝗩𝗔𝗖𝗔 𝗥𝗢𝗫𝗔 é, essencialmente, um serviço ou produto único. E um serviço ou produto únicos permitem cobrar preços diferenciados, pelo fato de não existir concorrência.
Valorize-se como profissional. Seja um educador 𝗩𝗔𝗖𝗔 𝗥𝗢𝗫𝗔, e não mais um educador de fórmulas prontas, de soluções rasas. Isso trazer muitos benefícios para sua turma, sua escola e – principalmente – para você.

Comentários do Facebook