5 dicas para finalmente aprender a tocar um instrumento em 2018!

0
258

Todo final de ano nós listamos as nossas resoluções, aqueles planos que fazemos para o ano seguinte e – quase sempre – nunca seguimos ou cumprimos. Entre eles está, muitas vezes, aprender a tocar um instrumento musical. Separamos algumas dicas rápidas para te ajudar a finalmente tirar este sonho do papel:

1. Permita-se!

Quase todo mundo diz que não sabe tocar um instrumento, ou não leva jeito. Mas a verdade é que muitas pessoas nem chegaram a tentar ou, se tentaram, tiveram uma experiência rápida de contato e desistiram na primeira dificuldade. A primeira dica é tirar o NÃO da sua frase e dizer: “eu vou aprender sim”. Vai ser difícil, vai ser longo, mas nunca é impossível. Quase sempre o caminho de aprendizado é mais fácil do que pensamos.

2. Persista!

Como dissemos na dica anterior, muita gente desiste na primeira dificuldade. Às vezes aquele obstáculo intransponível que você encontra ao começar os estudos – um acorde complicado, uma batida impossível – são facilmente resolvidos com a prática constante. Então nada de desistir logo – tente uma, duas, quantas vezes forem necessárias!

3. Pratique!

A prática é fundamental. Dedique-se o máximo de tempo que você puder. Não importa se você só pode 15 minutos por dia, durante a pausa do cafezinho. A constância é uma grande aliada, então é melhor 15 minutos por dia do que praticar 8 horas seguidas e depois passar meses sem contato com o instrumento.

4. Peça ajuda. Procure uma escola de música, um curso online. Mas vale também tutoriais de internet, dicas de amigos… Quanto mais informação melhor, principalmente no começo.

5. Se não der certo, tente outro instrumento!

Não desista só porque não conseguiu aprender AQUELE instrumento. Conheço pessoas que tentaram piano, violão, para só depois se encontrarem no saxofone. Cada instrumento tem suas características que acabam priorizando certas habilidades. Às vezes você só precisa encontrar o instrumento certo para você.

6. Se nada der certo, compre um ukulele!

O instrumento havaiano de 4 cordas, que muita gente insiste em chamar de cavaquinho, é um sucesso entre a garotada e até mais velhos. Porque? Super fácil de aprender. Duvida? Compre um ukulele e divirta-se com os milhares de tutoriais disponíveis na internet.

Se precisar de ajuda, faremos um curso online de férias de ukulele básico, ensinando músicas infantis para educadores. Quer saber mais? http://www.marceloserralva.com/site/produto/ukulele-baby/

Ainda com dúvida de que o ukulele é muito fácil?: Aprenda 4 músicas infantis com 2 acordes apenas:

Comentários do Facebook